Os sacerdotes Kahunas do Hawaii eram considerados os guardiões dos mistérios. E há cinco mil anos, já possuiam os nossos modernos conhecimentos da psicologia da alma. Criaram sua própria filosofia "HUNA" e, por meio de sua medicina, foram capazes de curar qualquer doença. Caminhavam sobre as lavas incandescentes, e atuavam sobre as condições meteorológicas. Até hoje os nativos cultuam essa sabedoria ancestral.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Redescobrindo a Huna
Ao longo da história alguns iluminados como Buda, Moisés e Jesus nos devolveram os princípios que regem o universo. Ao longo da história, também,estes simples princípios foram expandidos e distorcidos segundo seus seguidores e as religiõesfundadas com bases nos ensinamentos de seus Mestres. Parece que o homem propositadamente complica seu próprio caminho por achá-lo simples demais como foi exposto pelos Mestres.
O ponto de união entre a grande maioria das religiões é a crença na natureza espiritual do homem. A alma pede por experiência religiosa assim como o corpo pede por alimento e a mente por conhecimento. Infelizmente, em nome desta mesma experiência religiosa muitos enganos têm sido cometidos, como segregações, fuga da realidade física, guerras e, em conseqüência disto, a felicidade na terra vai sendo empurrada cada vez para mais longe dos homens.
Em meio a tudo isso temos o ressurgimento da prática psico-filosófica Huna, que pode ser entendida como uma prática religiosa porque inspira o indivíduo a atingir sua perfeição espiritual. Pode ser uma prática científica porque lida com o aspecto físico do aqui e agora. E também psicológica pois suas técnicas produzem efeitos nas pessoas, no sentido de torná-las maduras e integras.
Pode ser uma filosofia de vida, por conter um código de ética. Pode ser considerada oculta porque trabalha com forças que não se pode ver, mas que são extremamente reais. É talvez, a mais completa prática, porque cada religião contém parte dela, e a ciência começa a reconhecer a validade de seus princípios, no funcionamento do Universo.
Segundo os kahunas (guardiões do segredo), em algum período antes de Cristo, um grupo de iniciados se reuniu e criou uma linguagem específica, em código para que os conhecimentos da Huna, pudessem ser transmitidos de geração em geração. O primeiro homem não-havaiano a revelar este código foi Max Freedom Long, um estudante de psicologia, professor no Havaí e membro da sociedade Teosófica.
PRINCÍPIOS DO XAMANISMO HAVAIANO
Os princípios da Huna não apenas fornecem uma explicação lógica e consistente da psicologia humana, como também, produzem sólidos resultados, em termos de prosperidade física, emocional, mental e espiritual. Qualquer pessoa que aceite a Huna, ao menos como uma hipótese à ser trabalhada, pode conseguir hoje o que os kahunas - xamãs da Polinésia - sempre conseguiram.
Os sete princípios essenciais estão codificados em sete palavras havaianas. Para melhor entendimento Dr. Serge King, psicólogo treinado nas tradições xamãnicas do Havaí, traduziu e teceu explicações sobre eles:
1. IKE - O MUNDO É O QUE VOCÊ PENSA QUE É
Você cria sua própria experiência da realidade através de suas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, sentimentos, pensamentos e ações.
2. KALA - NÃO EXISTEM LIMITES
Não existem limites reais entre você e seu corpo, você e as pessoas, você e o mundo, você e Deus. A separação é uma ilusão.
3. A ENERGIA FLUI PARA ONDE A ATENÇÃO VAI
Os pensamentos e sentimentos que você abriga, conscientemente ou não, formam uma esquema, um projeto, desígnio ou plano para que chegue a você a experiência mais próxima e equivalente a estes pensamentos e sentimentos. A atenção dirigida é o canal tanto para o fluxo de energia biológica quanto para a cósmica.
4. MANAWA - AGORA É O MOMENTO DE PODER
Você não está preso a nenhuma experiência do passado nem a nenhuma expectativa do futuro. Você tem o poder no presente momento para mudar as crenças limitantes e conscientemente plantar as sementes para o futuro de sua escolha. Ao mudar seus pensamentos, você muda sua experiência.
5. ALOHA - AMAR É ESTAR FELIZ COM:
O Universo e os seres humanos existem devido ao amor. Em Huna, o amor implica a criação da felicidade. Tudo funciona melhor quando este princípio é seguido conscientemente pois assim a felicidade deixa de ser apenas um efeito colateral.
6. MANA - TODO PODER VEM DO INTERIOR
Não existe poder fora de você porque o poder da Vida ou do Universo trabalha através de você em sua vida. Você é o canal para este poder; suas escolhas e decisões dirigem-no. Nenhuma outra pessoa tem poder sobre você e seu destino a menos que você permita.
7. PONO - A EFICÁCIA É A MEDIDA DA VERDADE
Em outras palavras, todos os sistemas são arbitrários e assim fica-se absolutamente livre para usar aquilo que é eficaz.
Mahalo nui loa 🌸🌈
Ana Rosa Figueira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário