Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Deusa Pele




A Casa Da Deusa

A cratera do vulcão Kilauea está localizada no Parque Nacional dos Vulcões, no sudeste da Grande Ilha Hawaii. Apresenta-se em um espetáculo de poder e grandeza, e é o vulcão mais novo e o mais ativo do arquipélago. O foco dos abalos sísmicos registrados são no poço de fogo Halemaumau. O poço é um lago de lava derretida, que borbulha em uma caldeira, com área de 10 quilometros quadrados, no topo da montanha. A temperatura da lava pode atingir 1.200 graus célcius no centro do jorro, e nas ondas vermelhas mais escuras, chega à 650 graus . Chaminés lançam grandes blocos de pedra e toneladas de cinza. 

Prevalece, em geral, uma lava fina e fluída que escorre em forma de rios. Esta lava é chamada pelos havaianos de POHOEHOE, que significa rio de lava mole. Os rios de lava podem chegar a alcançar uma velocidade de 55 km/h, em uma distância de 20 quilometros, até se solidificarem. A lava mais espessa, que move-se lentamente, é chamada de AA. Quando estas correntes de lava atingem o mar, no sopé do Kilauea, dá-se o processo de formação de novas terras.

Lendas

Antigas lendas havaianas atribuem as explosões dos espetáculos geológicos do vulcão Kilauea à presença de Pele. Deusa muito temperamental e habitante do Kilauea, há muito tempo atrás, veio para o Havai construir sua casa. Pele gostava de viver em poços profundos e cheios de fogo. Cansou de viver na Ilha Kauai e foi para a Ilha Oahu. Depois mudou-se várias vezes, criando as ilhas Molokai, Lanai e Maui. Hoje, vive na Ilha Hawaii, conhecida como Big Island, onde impôs sua presença com seus ataques de mau humor. No Kilauea, Pele fez sua morada. 

Os havaianos costumam dizer, que se pode ver Pele nadando na alaranjada lava incandescente. Para os incrédulos, mostram fios de cabelo de pele encrustados em porções de lavas endurecida. Presentes à Deusa, eram oferecidos nas correntes de lava incandescente. As oferendas eram diversas: carnes,frutas, entre elas o pequeno ohelo. No choque do rio de lava com o mar, há o confronto de elementos.E na beira da praia, água morna aquecida pelo calor do Kilauea.

No Havai tem um ditado que diz: Cuidado com as velhas, pois uma delas pode ser Pele!!!

Diz uma lenda que um grande chefe chamado Kaha-Wali gostava de andar de trenó. Com falta de neve por perto, somente existente em picos quase inacessíveis, do Mauna Loa e Mauna Kea, os havaianos divertiam-se deslizando nas íngremes encostas cobertas de grama seca. Usando trenós compridos e estreitos, com lâmina de madeira de lei envernizada, atingiam grande velocidade, chegando a chamuscar a grama. Um dia, quando Kaha-Wali se divertia no Kilauea, aproximou-se uma mulher feia e velha que lhe pediu o trenó. Imprudentemente, Kaha Wali negou-se, sem saber que ela era Pele, a Deusa dos Vulcões. Pele gostava de andar entre os mortais como uma anciã. Sem saber, Kaha-Wali ao desprezar o pedido de Pele, a enfureceu.

Os olhos de Pele transformaram-se em brasas e seus cabelos em labaredas. Expressando sua raiva bateu o pé no chão abrindo uma fenda por onde jorrou lava. Kawa-Wali meteu-se no trenó e desceu a encosta como um louco, perseguido por torrentes de lava derretida comandadas por Pele. Quando o trenó perdeu o impulso, se pôs de pé e correu em direção ao oceano. No caminho cruzou com sua mãe e gritou: "Que a senhora receba o perdão, porque a morte deve estar à caminho. Pele vem devorando tudo !!!

Depois encontrou sua esposa, que pediu para que ficasse com ela, para que morressem juntos. Kala-Wali agradeceu, mas continuou correndo. Passou por seu porquinho de estimação, chamado Aloi-puaa, parou para saudá-lo com um afago esfregando seu nariz em seu focinho, mas não demorou. A um passo na frente da lava, chegou até a praia, pulou em sua canoa e salvou-se, enquanto Pele furiosa atirava-lhe pedras.

Quando os visitantes incrédulos escutam estas lendas, os havaianos em resposta mostram a colina exata onde havia ocorrido o incidente. Uma cratera negra e sombria de cerca de 30 metros de altura, com uma rachadura na borda da face em direção ao mar, onde se nota a corrente de lava. Além da mãe, a esposa e porquinho de Kawa-Wali foram transformados em pedra pela lava. Em uma baia podem-se ver enormes pedras. Esta é maneira folclórica que revela a forma simples, do povo havaiano, de interpretar e retraçar fatos, mitos e lendas e a formação das ilhas.



Aloha nui loa 🌸🌈






Ana Rosa Figueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário