Páginas

Os Sete Princípios

 

Os Talentos




1º. Ike - Visão; é uma maneira diferente de se perceber as coisas; é a visão metafísica da realidade.
A visão comum das coisas chama-se Ike Papakahi; é a visão do primeiro nível.
A visão metafísica chama-se Ike Papalua; é a maneira de se perceber a realidade atuando num segundo nível, de onde se controla o primeiro.

2º. Kala - Esclarecimento; é a maneira que se tem para agir fazendo com que se consiga claramente a união do seu eu com o universo; é a transformação do homem em um ser holístico.

3º. Makia - Focalização; focalizar em sua mente suas intenções, objetivos, metas e propósitos é uma maneira de se conseguir uma revisão permanente de suas motivações, o que lhe dá maior eficiência em suas ações e uma maior capacidade de frustrações. Isso é possível quando se consegue sentir que na focalização existe uma segunda situação, que só é percebida, quando a percepção se torna inconsciente transformando a linguagem de analítica em intuitiva. Nessa fase não há separação: nós somos o todo.

4º. Manawa - Presença; sendo o presente o nosso tempo, o aqui/agora e o agora/aqui são situações das quais tiramos todo proveito para nosso entendimento e compreensão e quanto mais atentos estivermos, mais presentes nos faremos e mais frutos colheremos de nossas ações.

5º. Aloha - Bênção; em todas nossas intenções, atitudes e ações, se conseguirmos reforçar o bem presente ou potencial, quer pela palavra, imagem ou ação, poderemos sentir a bondade, enxergar a beleza e apreciar a perícia com que se age. Assim, estaremos abençoando. O xamã age de maneira diferente porque é capaz de abençoar o bem potencial através de desejos de sucesso às pessoas a quem se dirige.

6º. Mana - Permissão; para que qualquer coisa tenha poder, é necessário que lhe atribuamos este poder que queremos transmitir, isto é, autorizamos que tenha este poder. Isto pode ser feito com pessoas e objetos. Só se consegue isto com a energização do que queremos atribuir poder.
Assim como podemos dar poder, também podemos tirar.
O xamã guerreiro personifica o mal lhe dando poder, aprendendo como conquistá-lo. O xamã destemido tira o poder do mal despersonificando-o e aprendendo sobre ele, conseguindo a harmonia, fazendo assim, que o mal desapareça.

7º. Pono - Tecelão de sonhos; o xamã tece seus próprios sonhos desenvolvendo suas habilidades e assim, poderá ajudar os outros a tecerem seus sonhos. Ele usa esta habilidade para fazer suas curas que têm um sentido diferente das curas comuns. Por exemplo, um massagista, massageando o corpo de um paciente está usando suas mãos para curar o corpo físico do paciente. O xamã massagista, massageando, estará usando o corpo físico como ferramenta para tecer um novo sonho e curar o espírito. São duas situações em que as ações são semelhantes, mas as intenções e atitudes são diferentes.

 

 

Os Sete Princípios da Filosofia de Aloha




1º. Ike - O mundo é o que você pensa que é.
Corolário: Tudo é sonho. Todos os sistemas são arbitrários.
Utilização do poder do pensamento.
Cor branca

2º. Kala - Não há limites.
Corolário: Tudo está interligado.
Tudo é possível.
Separação é apenas uma ilusão útil.
Utilização das ligações energéticas.
Cor vermelha

3º. Makia - A energia segue o fluxo do pensamento.
Corolário: A atenção segue o fluxo energético.
Tudo é energia.
Utilização do fluxo de energia.
Cor laranja

4º. Manawa - Seu momento de poder é agora.
Corolário: Tudo é relativo.
Utilização do momento presente.
Cor amarela

5º. Aloha - Amar é compartilhar.
Corolário: o amor aumenta quando o julgamento diminui.
Tudo está vivo, atento e reativo.
Utilização do poder do amor.
Cor verde

6º. Mana - Todo poder vem de dentro.
Corolário: Tudo tem poder.
O poder vem da permissão (da criação).
Utilização do poder da permissão (da criação).
Cor azul

7º. Pono - A efetividade é a medida da verdade.
Corolário: Existe sempre outra forma de se fazer algo.
Utilização do poder da flexibilidade.
Cor lilás

A cada princípio, corresponde um atributo; representam qualidades especiais a serem desenvolvidas e são percebidos de maneira diferente do que comumente fazemos.

 

 

O Evangelho de Jesus e Os Sete Princípios




A Huna é uma sabedoria muito antiga da Polinésia e muitos dizem que foi formulada por sábios de Mu, observadores cuidadosos de Deus, do Homem e da Natureza. O mesmo conhecimento tem sido encontrado em diferentes épocas e lugares, inclusive no Evangelho de Jesus de Nazaré.
A seguir, uma relação dos sete princípios da Huna, cada um deles seguido dos dizeres de Jesus que ensinam a mesma coisa que a Psicofilosofia da Polinésia. As traduções para o Inglês são da versão da Bíblia King James, exceto algumas que são da “Amplified Version” (AV). Na tradução para o Português foi utilizada a Bíblia de Jerusalém.

O mundo é o que você pensa que é

A partir desse momento começou Jesus a pregar e a dizer: ”Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus”. (Mat. 4:17).
“Vai, assim como creste, assim te seja feito”. (Mat. 8:13).
“Jesus voltando e vendo-a disse: “Ânimo minha filha, a tua fé te curou”. (Mat. 9:22).
“E tudo que pedires com fé, em oração, vós o recebereis”. (Mat. 21:22)
“Minha filha, a tua fé te curou; vai em paz e fica curada desse teu mal”. (Marc. 5:34).
Por isso vos digo: ”Tudo quanto suplicardes e pedires crede que recebestes, e assim será para vós”. (Marc. 11:24).
“Todo aquele que não tiver dúvidas em seu coração, mas acreditar que as coisas que disse passarão, ele terá tudo o que disse”. (Marc. 11:23).
“Em verdade vos digo, se alguém disser a este monte: ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar no coração, mas crer que o que diz se realiza, assim lhe acontecerá”. (Marc. 11:23).
Ele, porém disse à mulher: “Tua fé te salvou, vai em paz”. (Lucas 7:50).
Ele disse: “Minha filha, tua fé te curou, vai em paz”. (Lucas 8:48).

Não existem limites

“Não sejais como eles, porque o Vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes”. (Mat. 6:8)
“Pois, se perdoardes aos homens os seus delitos, também o Vosso Pai Celeste vos perdoará”. (Mat. 6:14).
“Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto”. (Mat. 7:7)
“Pois em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda e disseres a este monte:Transporta-te daqui pra lá e ele se transportará, e nada vos será impossível." (Mateus 17,20)
"Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu e tudo quanto desligardes na Terra será desligado no céu".(Mat 18, 18)
"Se tu podes?...Tudo é possível para aquele que crê"! (Marc 9, 23)
"Com Deus todas as coisas são possíveis". (Marc12, 27)

A energia segue o curso do pensamento

"Pois onde está o teu tesouro aí estará também o seu coração". (Mat 6:21)
"Tudo aquilo portanto, que quereis que os homens vos façam,fazei-o vós a eles. Porque isso é a Lei e os Profetas".(Mat7:12)
"Pois aquele que tem lhe será dado, e dado em abundância,mas ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado".(Mat13,12)
"Pois onde está o vosso tesouro aí estara também o vosso coração".(Lucas 12:34)

Aqui/Agora é o momento de poder!

"Não vos preocupeis portanto com o dia de amanhã,pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal". (Mat6:14)
"Proclamai que o Reino dos Céus está próximo".(Mat 10:17)
Diante disso Jesus lhe disse: Mulher grande é a tua fé!Seja feito como queres"! E a partir daquele momento sua filha ficou curada.(Mat 15:28)
reconheceu então o pai ser precisamente aquela hora em que Jesus lhe dissera:" O teu filho vive"; e acreditou ele e todos de sua casa. (4:53)

Amar é compartilhar com...

"Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra. Bem-aventurados os aflitos,porque serão consolados.Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça,porque serão saciados.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançaram misericórdia.Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus.Bem-aventurados os que promovem a paz,porque serão chamados filhos de Deus.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céus.Bem-aventurados sois quando vos injuriarem,e vos perseguirem e mentindo disserem todo o mal quanto a vós por causa de Mim. Alegrai-vos e regozijai-vos porque será grande a vossa recompensa nos céus pois foi assim que perseguiram os profetas que vieram antes de vós".(Mat 5:3-12)
Eu porém vos digo:" Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem".(Mat5:14)
Dou-vos um novo mandamento:"Que vos ameis uns aos outros". (Jo 13:34)

Todo o poder vem do seu interior!

"Ouvi e entendei! Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isto sim o torna impuro"! (Mat15:11)
"Nada há no exterior do homem que, penetrando nele o possa tornar impuro;mas o que sai do homem isso é o que o torna impuro".(Marc 7:15)
"Com efeito é de dentro do coração dos homens que saem as intenções malignas".(Marc 7:21)
"Não se poderá dizer: Ei-lo aqui! Ei-lo ali! Pois eis que o Reino dos Céus está dentro de vós". (Lucas 17,21).

A Eficácia é a medida da verdade

"Produzi então o fruto que prove a vossa conversão". (Mat 3-8)
"Vós sois o sla da Terra. Ora se o sal se tornar insosso com o que slagaremos?Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens".(Mat5:13)
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Nem se acende uma lâmpada e se coloca debaixo do alqueire, mas no candelabro, assim ela brilha para todos que estão na casa". (Mat5:14-15)
"Guardai-vos dos falsos profetas que vem a vos disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Por acaso colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos?"(Mat 7:15-16)
"O homem bom do teu tesouro tira o bem, mas o homem mau, de seu mau tesouro tira o mal".(Mat 12:35)
Ponde-se de pé conjurou severamente os ventos e o mar. E houve uma grande bonança. E os homens ficaram espantados e diziam: "Que homem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?"(Mat 8:26-27)
"Cuidado com o que ouvis!Com a medida que medis sereis medidos e vos será acrescentado ainda mais." (Marc4:24)
"Pois ao que tem será dado, e ao que não tem mesmo o que tem lhe será tirado". (Marc 4:25)
"Pois onde está o vosso tesouro aí estará também o vosso coração".(Lucas 12:34)

Jesus passou parte de sua adolescencia e a juventude com os chamados 'essenios', que sabiam os segredos. Em um livro: Jesus cristo Viveu na ìndia' onde se propõe esta idéia (de ele ter sobrevivido) está descrita a cura das feridas através de ervas que José de Arimatéia e os essenios conheciam. Pode muito bem ser feito a base de KI.

KI
Ki em havaiano significa emitir um feixe de pensamentos, enviar pensamentos, pode também ser traduzido como força.

Sim acredito que as curas que Jesus fazia eram através dessa transmissão de energia. Ele captava a energia do Cosmo e transmiti-a através das mãos, da imposição das mãos, como o nosso Reiki atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário